Certificação da Quinta da Pedra Branca

Na Quinta da Pedra Branca pratica-se uma agricultura sem tratamentos ou adubos químicos desde 2009 por decisão familiar de ter à mesa comida saudável e saborosa.

Certificados pela Ecocert desde 2012 – Certificado Biológico – Quinta da Pedra Branca

O que é a Agricultura Biológica?

A agricultura biológica é um sistema de produção que sustenta a saúde dos solos, do ecossistema e das pessoas.

Este tipo de produção agrícola baseia-se em processos ecológicos, de biodiversidade e ciclos adaptados às condições locais, em vez do uso de químicos com efeitos adversos.

A agricultura biológica combina tradição, inovação e ciência para beneficiar o meio ambiente, partilhando e promovendo uma boa qualidade de vida tanto para os produtores, consumidores como para o meio ambiente.

O que é conversão para Agricultura Biológica?

Quando uma exploração agricola pretende aderir à produção em modo biologico terá de ter um periodo de transição de 2/3 anos até ser possivel ter a certificação dos seus produtos e poder utilizar a indicação de “produto de agricultura biológica”.

No início da conversão o produtor compromete-se a praticar todas as regras da agricultura biológica de modo a respeitar o equilíbrio natural do meio e a trabalhar em compatibilidade com os ciclos e sistemas naturais da terra, das plantas e dos animais.

Durante a conversão o modo de produção praticado já é o biológico.

Os produtos que se encontram em conversão para a agricultura biológica, mas que ainda não completaram um ano são ainda considerados como convencionais, apesar de não lhes ser aplicado qualquer produto químico, pelo menos desde o início da conversão.